Meninas Carvoeiras visitam universidade antes de embarque para torneio internacional na China
- Criciúma Esporte Clube

- 5 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de set.
As Meninas Carvoeiras e a comissão técnica estiveram presentes na Unesc, universidade do extremo sul catarinense, nesta sexta-feira (05/09), antes do embarque para a China, marcado para segunda-feira (08/09). A equipe representará o Brasil na University World Cup Football, competição universitária organizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), que acontece entre os dias 17 e 28 de setembro, em Dalian, na Ásia Oriental.
Será a primeira participação do Criciúma no torneio internacional e também a primeira vez que a Unesc disputa na modalidade futebol. Além de levar o nome do clube, as atletas representarão a universidade em uma competição que reúne instituições de 17 países.
O calendário de jogos da equipe feminina no torneio está definido:
17/09/25: contra Lagos State University – NGR
19/09/25: contra Shanghai University – CHN
21/09/25: contra University of Valencia – ESP
A viagem inclui um período de adaptação ao fuso horário e integração cultural com as demais delegações, motivo pelo qual a equipe embarca com antecedência, garantindo tempo para aclimatação e intercâmbio com estudantes de outras universidades.
O elenco que embarca é o mesmo que disputa atualmente o Campeonato Catarinense Feminino, que terá uma pausa durante o torneio, com retorno previsto para outubro. A comissão técnica será formada pela treinadora Bina Cassol, a auxiliar Renata e a diretora de futebol feminino Dra. Giondana Zeferino, que atuará como médica da delegação.
“É muito especial representar a Unesc agora como treinadora, especialmente depois de ter defendido a universidade como atleta. Na época, uma lesão me impediu de disputar competições internacionais, então estar à frente do grupo neste momento é uma realização enorme para mim e para todas nós”, destacou Bina Cassol.
A presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Robinalva Ferreira, está feliz por Criciúma, por meio do futebol feminino do Tigre, ganhar um destaque tão relevante na China e comenta que a equipe das Meninas Carvoeiras carrega consigo diversos valores, o que vai além da qualidade técnica em campo.
"São meninas de um comportamento e atitudes exemplares, que são qualidades que prezamos muito dos atletas que representam a nossa cidade quando estão fora de Criciúma. Estamos muito honrados com essa viagem à China e seguros de que, assim como em outras competições, as Meninas Carvoeiras irão fazer grandes apresentações dentro e fora de campo", destaca Robinalva.
O esporte é uma das bandeiras institucionais da Unesc. Por meio de cursos, oficinas e atividades que ampliam conhecimentos e habilidades, a Instituição abre portas para novas oportunidades e auxilia as jogadoras a superar desafios.
“Nossas atletas são bolsistas, o que garante que sigam estudando. Temos suporte também na área de saúde, com fisiologia do esporte e fisioterapia, tanto para o time das Meninas Carvoeiras quanto para o Criciúma E.C. Acreditamos na prática esportiva como ferramenta de transformação social e educacional”, lembra a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade.
“Que as nossas atletas aproveitem a oportunidade. Que joguem com garra, deem o máximo, mas também vivam essa experiência cultural única. O esporte, assim como a educação, abre horizontes. Elas jogarão, mas também irão conhecer um país diferente, outras culturas, sabores e modos de vida”, conclui.
Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc















Comentários