NOSSA HISTÓRIA

O futebol feminino do Criciúma E.C. teve início a partir de uma migração de atletas de futsal para o campo.

 

No ano de 2015, as meninas do futsal da Fundação de Esportes de Criciúma (FME) receberam convite para participar dos Jogos Escolares Brasileiros, o qual as mesmas representaram o Colégio Sebastião Toledo dos Santos (Colegião), onde conquistaram a 5ª colocação.

 

Em 2016, essa mesma equipe que representava o futsal do município, recebeu convite para participar da Liga Nacional de Futebol Feminino Sub-20. Foi então que o Criciúma EC/SATC/ Esucri/FME uniu forças para formar a equipe de futebol de feminino.

Futebol Feminino Criciúma
Futebol Feminino Criciúma

Foto: divulgação Esucri

Em uma competição com grandes clubes, as meninas representaram muito bem o clube, onde se classificaram para a segunda fase, ficando entre as 8 melhores equipes do Brasil.

 

Neste mesmo ano, também o Criciúma E.C. foi representante do município nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. 

 

Já em 2017, todas as atletas foram vinculadas ao Criciúma E.C., assim representando o município de Criciúma e a Faculdade Esucri.

Foto: Caio Marcelo/NSC

Em 2018, as atividade se mantiveram com a disputa de diversas competições.

 

Em 2019, as parcerias se renovaram e equipe ficou com a 3ª colocação no campeonato Catarinense adulto e Vice-Campeã Catarinense Sub-17.

Após um ano sem competições devido a pandemia mundial, em 2021, o time se reestrutura, retorna às atividades, disputando diversos campeonatos regionais e estaduais e obtendo grandes resultados.

Futebol Feminino Criciúma

Foto: Julian Pereira/AssCuebla

campeãs

2018

Vice-Campeãs Copa Encantado
3º lugar - Campeonato Catarinense Adulto
Vice-Campeãs Joguinhos Abertos de SC (até 18 anos)
4º lugar - Jogos Abertos de SC (JASC)

2019

Vice-Campeãs Moleque Bom de Bola
Vice-Campeãs Campeonato Catarinense Sub-17
3º lugar - Campeonato Catarinense Adulto
Finalista dos Jogos Abertos de SC (JASC)
3º lugar - Liga de Desenvolvimento Conmebol Sub-14

 

2021

Vice-Campeãs - Campeonato Catarinense Feminino

Campeãs - Jogos Abertos de SC (JASC) - Etapa Regional

Campeãs - Jogos Abertos de SC (JASC) - Etapa Estadual

Campeãs - Joguinhos Abertos de SC - Etapa Regional (futsal)

Vice-Campeãs - Joguinhos Abertos de SC - Etapa Estadual (futsal)

Campeãs - Joguinhos Abertos de S- Etapa Estadual (futebol)

CONQUISTAS
Idealizadora do Projeto

Treinadora

SABRINA CASSOL

Natural de Concórdia (SC), Sabrina Cassol é formada em Educação Física e sempre teve sua vida ligada ao esporte e a sua paixão, o futebol feminino.

“Trabalhamos basicamente realizando o sonho de nossas meninas. Algumas passam por aqui e vão jogar até fora do Brasil, o que mais importa pra nós é buscar as melhores oportunidades para elas".

Sabrina Cassol.jpg
Sabrina Cassol

"Futebol sempre fez parte da minha vida, desde criança sempre brincava com meus amigos na rua, nos pátios de casa no distrito de engenho velho no interior de Concórdia. Sempre sonhei em jogar em algum clube e minha família sempre me apoiou, mas enquanto isso não acontecia a brincadeira da escola do dia a dia era o futebol. Com o passar dos anos, minha família resolveu se mudar para a o centro da cidade, eu não queria me mudar naquele momento pois não queria deixar meus amigos. Lá, minha mãe até tentou me colocar em uma escolinha mas só tinham meninos e eu não poderia participar.

 

Na nova escola, um professor chamado Nicolau passou na sala convidando as meninas para jogar futsal pois a escola iria participar da Taça Lassale. Assim que acabou a aula, fui para o ginásio feliz da vida, fiz o teste e fui escolhida para jogar. A partir desse momento comecei a treinar futsal com meninas e também atletismo, o que me ajudava muito na parte física. Em busca do meu sonho, fiz um teste no Internacional e consegui passar, mas infelizmente eu não tinha condições financeiras de me bancar, então acabei ficando no futsal mesmo. Em 1998 joguei a primeira competição oficial de futsal, convidada pela amiga Cristiane Possamaia, representamos o município de Seara no campeonato estadual onde fomos campeãs, o que nos deu a vaga da Taça Brasil em 1999." 

"No ano de 2000 ingressei na faculdade e fui indicada pela Cris novamente para participar do Campeonato Brasileiro Universitário pela UNESC, fizemos uma grande competição sendo vice-campeãs, foi então que professor Mazinho me convidou para jogar em Criciúma.

 

Saí de casa aos 17 anos e ajudei a montar a primeira casa de atletas. Participamos de muitas competições, fomos Campeãs Brasileiras Universitárias e jogamos até a Liga Nacional. Em 2007 sofri uma lesão de LCA, onde acabei largando a chuteira para pegar a prancheta, iniciando a carreira como treinadora de futsal. Foram várias conquistas fora e dentro das quadras.

 

No ano de 2016 começamos a migrar o futsal para campo onde jogamos a Liga Nacional de Futebol Feminino sub 20, experiência única. Com a convocação de várias atletas para seleção trabalhamos forte com o projeto nomeado pelas atletas “Meninas Carvoeiras” o qual se concretizou no ano de 2021. 


Sou muito grata por tudo que o futebol me proporcionou e me proporciona, fiz minha graduação através do futebol e tudo que conquistei até hoje também foi através do que mais amo." 

266693571_2832112330422756_7616685447719
ENTRE EM CONTATO

Rua Treze de Maio, 046, Bairro

Comerciário,  Criciúma - SC

meninascarvoeiras@gmail.com

Enviado com sucesso!